quarta-feira, 19 de março de 2014

Discrepância? Vigilância Sanitária quer fechar Casa de Repouso contra a vontade de usuários

19/03/2014  13:35

Discrepância?
Vigilância Sanitária quer fechar Casa de Repouso contra a vontade de usuários



A Casa de Repouso ‘’Residência Maria Braga’’ que fica na Rua Jaguariúna, 162 e atende atualmente vinte pessoas que não tem condições de ficar com a família esta sendo ameaçada de fechar as portas pela Vigilância Sanitária, devido a adequações exigidas, que no entendimento dos familiares dos usuários é um absurdo.


A proprietária do local, Cândida de Jesus Braga disse que a casa funciona há mais de dez anos e quem em todo nestes anos ela sempre se adequou as normas exigidas pela VS, bem como instalação de gás externo, adaptação para deficientes físicos, funcionários 24 horas no local, etc.

Mas o que acontece agora é que a exigência de que os quartos devem ser maiores do que são, impossibilita a casa de atender e acompanhar os pacientes. ‘’Como vamos derrubar a casa para ampliar os quartos que hoje medem 4x4 metros e fazer 5x5 metros, como está sendo exigido?’’, disse ela.

Na última sexta-feira (15), o MGA esteve presente na casa e conversou com todos os familiares das pessoas que hoje moram na casa. Todos foram unânimes em deixar claro que a casa atende muito bem os seus familiares que lá moram e que não querem o fechamento, pois as instalações são as melhores da cidade.

Claudete A. Gonçalves disse que a sogra está sendo cuidada na casa desde junho de 2013 e que a melhora dela foi significativa. Benedita Massuia que tem a irmã sob os cuidados da casa disse que não tem com quem a deixara, a mesma tem problemas psiquiátricos e se sente muito bem com o tratamento dispensado.

Os familiares dizem que os seus parentes se sentem em casa com o acompanhamento realizado pela Casa de Repouso. ‘’Eles têm vários funcionários aqui e levam os pacientes no médico, acompanham eles no tratamento e ainda dão todo o suporte alimentar adequado, não tem por que fechar uma casa tão boa como essa’’, disse Maria.

Diante do impasse, familiares dos usuários da casa foram até a câmara municipal na última segunda-feira (17) e foram atendidas por alguns vereadores e inclusive o Prefeito Municipal Walter Caveanha (PTB). Sob pressão, o prefeito prometeu reunir os interessados na causa e discutir o assunto de maneira mais específica. A reunião deve acontecer nesta quarta-feira (19).

Fotos: Rodrigo Fernandes (MGA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário