Venenosa - Mulher é picada por cobra em Mogi Mirim
Jararaca estava em estrada de terra.
- por Alair Junior


Uma mulher de 51 anos foi picada por uma cobra em uma estrada de terra de um canavial existente
no interior da fazenda São Maurício, em Martin Francisco, zona Rural de Mogi Mirim, SP. A vítima caminhava, ao lado do marido, quando sentiu uma dor no calcanhar (calçava chinelos) e logo percebeu que era o bote de uma cobra. O homem matou a serpente e pediu ajuda. Rapidamente uma equipe de resgate compareceu no local, encontrando-a com os sintomas do veneno neurotóxico.
“A vítima apresentava dor de cabeça intensa, dor na região afetada pela picada e hipertensão arterial”, disse o enfermeiro Alexandre Salzani, do Corpo de Bombeiros. A equipe identificou a cobra como sendo uma Jararaca e encaminhou a mulher para a Santa Casa. No caminho, a central dos Bombeiros já havia alertado o hospital sobre o caso, para agilizar no atendimento.
No entanto, a mulher precisou ser transferida para um hospital de Campinas, devido a ausência do soro antibotrópico pentavalente - medicamento utilizado para tratar mordidas de cobras venenosas de cinco espécies diferentes. A mulher alega que não viu a cobra. Os Bombeiros suspeitam que ela estava camuflada no solo, uma vez que trata-se de uma estrada de terra.
A Jararaca possui corpo marrom com manchas triangulares escuras, faixa horizontal preta atrás do olho, e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme. A espécie é responsável por grande parte dos acidentes, incluindo casos fatais, quando há demora no atendimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário