domingo, 21 de janeiro de 2018

Não esquece de se vacinar contra a febre amarela

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre
FEBRE AMARELA - #temquevacinar
O departamento de saúde do município de Estiva Gerbi informa aos moradores que a vacina contra febre amarela é gratuita e está disponível no Posto de Vacinação no PSF 1 “Antonio Oir do Prado”, situado na Rua Silvio Aurélio Abreu, s/nº – Centro (esquina com a Rua Cubano Gerbi).
Horário de funcionamento: segunda à sexta das 8h às 11h e das 13h às 15h
A febre amarela é uma doença febril aguda, e de gravidade variável.
A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas.
É muito importante que todas as pessoas que ainda não foram vacinadas procurem o posto de vacinação. A vacinação é muito importante e previne contra um surto da febre amarela na população. O alerta para o risco de pessoas serem infectadas pelo vírus ocorreu depois que macacos foram encontrados mortos na região.
O macaco é uma importante sentinela. Encontrar um macaco morto pelo vírus da febre amarela funciona como sinalização de que existe risco de contágio na região. Orientamos que se alguém encontrar macaco morto ou doente avisar imediatamente a Vigilância do município para que possamos tomar as mediadas cabíveis e encaminhar o animal para análise (O morador não deve pegar o animal, só avisar). O animal NÃO transmite o vírus para os seres humanos, mosquitos que picam animais infectados podem transmitir para humanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, estudos mostram que só aplicação da vacina é capaz de dar imunidade por toda a vida. Não há um tratamento específico para febre amarela em humanos. A medida mais eficaz é a vacinação para evitar a contaminação da doença, lembre-se são os mosquitos, e não macacos o vetor da doença, na verdade temos que tomar muito cuidado em não deixar água parada que servem de criadouros, pois os mosquitos são vetores de vários vírus, várias doenças, que trazem sofrimento para humanidade, além da febre amarela, da Zika Vírus, da Chikungunya, da Dengue, por esse motivo a administração tem realizando constantes campanhas de conscientização para alertar a população sobre o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário