sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Atenção Mulheres ,Ainda da tempo outubro rosa

                                   Estiva Gerbi 27/10/2017


Não há escolha para as mulheres, principalmente a partir da terceira década de vida. O exame detalhado dos seios para procurar nódulos ou qualquer outro sinal de câncer tem que ser feito anualmente. E, após os quarenta e cinco anos de idade, para o homem, o exame completo da próstata.
Muitas mulheres alegam certas dificuldades para os exames, porém hoje isso não ocorre mais, tanto SUS, como planos e outros serviços de saúde atendem
àquelas que procuram exames específicos.
Se encontrarem tecidos adiposos, fibrosos ou qualquer outra sombra ou mesmo no tato dos dedos, o recomendável é esclarecer logo, buscando outros exames mais sofisticados e esclarecedores.
No caso de o exame ser positivo para o câncer, após aquele choque e desespero inicial, o caminho é acalmar-se e buscar o tratamento com orientação médica. Em alguns casos há pessoas que fogem do tratamento medicinal e optam para uma mudança de hábitos, principalmente na alimentação. Esse procedimento ajuda muito a cura, mas nunca excluir a orientação médica.
Somam-se ao tratamento, a fé, o apoio familiar, de amigos e muito otimismo: "vou me curar" – "vou superar essa doença"; nunca se esconder. Precisa sim o repouso necessário mas não fugir pela queda de cabelos, aparência, uso de lenço ou outro motivo.
Para as cidades de nossa região, além dos médicos locais, temos muitos altamente qualificados; mais distantes: Ribeirão Preto, Barretos, Jaú, Campinas e São Paulo, na capital, em especial o Hospital A. C. Camargo.
O cuidado com a saúde da mulher não é só no outubro rosa, mas em  todos os meses do ano. A prevenção e o tratamento correto ajudam a eliminar esse mal do século que uma significativa porcentagem da população não vai ficar livre dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário