sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Parabens SAMU comemora três anos de regionalização com muitos avanços

SAMU comemora três anos de regionalização com muitos avanços


Segundo levantamento, neste período a Central de Regulação de Urgências e a de Operações já atendeu mais de 100.000 solicitações de socorro.

 - por Bruno Damião
Nesta quinta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da baixa Mogiana, completou três anos de atuação. A comemoração foi realizada em Mogi Guaçu/SP, e contou com a presença de autoridades, sendo eles o Prefeito Walter Caweanha, Prefeito de Mogi Mirim Gustavo Stupp, Major da Policia Militar Mello Araújo,
secretaria de segurança Judite Oliveira e vereadores sendo um deles Jefferson Luis.
Segundo levantamento, neste período a Central de Regulação de Urgências e a de Operações já atendeu mais de 100.000 solicitações de socorro. Na avaliação do coordenador do Samu da baixa Mogiana Wagner Tadeu Cezaroni, com a chegada do serviço à região foi dado um salto na chance de sobrevida das vítimas de agravo a saúde, sejam elas de natureza clínica ou traumática. ´O grande objetivo do Samu é chegar precocemente a estas vítimas para garantir a vida e a qualidade do atendimento´, disse.
Rodrigo Domingos um dos coordenador do Samu, enfatiza importância do serviço e principalmente a atuação do médico que começa no atendimento da ligação. ´O Samu não é simplesmente um serviço de transporte de ambulância. O médico regulador, que atende a ligação, tem a função de definir se existe uma emergência, qual o nível desta urgência e qual o tipo de atendimento a ser enviado ( se básico ou Avançado). Isso proporciona a população um controle do atendimento e é imprescindível que a população entenda isso e colabore para que possa ser atendida com qualidade´.
Além de ter na Central de Regulação Médica – instalada em Mogi Guaçu /SP – dois atendentes, um rádio operador e um médico 24 horas, o serviço ainda conta com cinco ambulâncias de suporte básico de vida e três avançadas; uma ambulância de suporte básico em Estiva Gerbi/SP; uma avançada e básica em Itapira/SP, uma avançada e Básica em Mogi Mirim/SP, e mais uma avançada e básica aqui em Mogi Guaçu.
As ambulâncias de suporte básico são tripuladas por um condutor e um Técnico Auxiliar de Enfermagem, ambos treinados para Atendimento Pré-Hospitalar e são equipadas com equipamentos de Suporte Básico a Vida e Equipamento de Vias Aéreas portátil em Oxigênio, Desfibriladores Elétricos Automáticos, Oxímetro de Pulso (que mede a quantidade de Oxigênio no sangue) entre outros.
Já as Unidades de Suporte Avançado são tripuladas por um Médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de emergência. Estas são equipadas com equipamentos portáteis de vias aéreas e oxigênio, respiradores portáteis e tudo o que necessita dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O coordenador destaca ainda a os investimentos do Município em novos equipamentos de imobilização. ´Nós da Coordenação do Samu baixa Mogiana –  agradecemos a dedicação e apoio de nossos profissionais, sabemos que estamos caminhando para melhorar cada dia mais, porém o que nos dá certeza de que somos um sucesso é saber que temos profissionais que amam e vibram com o que fazem´, finaliza.
O site A VOZ DO GUAÇU parabeniza a todos da equipe do SAMU por mais um ano de atuação, e agradece o empenho e dedicação de todos profissionais que atua nessa corporação.   
whatsapp
Guarda Civil Municipal também compareceu na comemoração.
Guarda Civil Municipal também compareceu na comemoração.
Predito Walter Caweanha destacou a importância do SAMU na cidade.
Predito Walter Caweanha destacou a importância do SAMU na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário