Promessa Furada
Prefeito Walter Caveanha mantém IPTU abusivo do ex Prefeito Paulinho para 2014
| |
| |
A prefeito anunciou que não concederá reajuste sobre o IPTU (Imposto Territorial e Predial urbano) para o ano de 2014, no entanto, prometeu conceder um desconto na taxa de lixo, que será de 27%.
Com relação as promessa de campanha em 2012, quando se prometeu reaver o valor praticado antes do aumento abusivo aprovado pela câmara em 2010 e que provocou grandes manifestações contra vereadores da antiga legislatura e o ex prefeito Dr. Paulinho, Caveanha nada disse.
Entende se que o desconto na taxa do lixo, cerca de 27% é paliativo, com objetivo de desfocar a atenção dos contribuintes em relação a prometido revisão do aumento do IPTU.
Bandeira na campanha do petebista, Marçal G. Damião (PMDB) que é o atual vice prefeito e era também na época quando foi aprovado o aumento, ele encabeçou e liderou manifestações por toda a cidade contra o aumento do IPTU na época, inclusive usando a estrutura do Sindicato dos Metalúrgicos, o qual era presidente e foi destituído diante de irregularidades, vindo a perder as eleições agora em 2013. Em palanque de campanha eleitoral, Marçal prometeu reaver o aumento do IPTU e disse que não mediria esforços para que o valor retornasse o que era antes do aumento aprovado em 2012.
Outro que incentivou e liderou as manifestações contra o aumento na época, é Ivens Chiarelli (PMDB), que com um microfone da mão, disse em alto tom que não pagaria o IPTU, pois o considerava abusivo. Ivens disse que iria expulsar o prefeito Dr. Paulinho da prefeitura e que do lado do atual prefeito, onde é líder do mesmo na câmara municipal, garantiu que reduziria o IPTU. No entanto, nas últimas sessões de câmara, ele disse que o IPTU recolhido em Mogi Guaçu é um valor irrisório e que a prefeitura precisaria arrecadar mais, caso o contrário, não se poderia fazer muitas obras e realizações pela cidade. Mudança de opinião?
Salvador Franceli (PSL), que em 2010 e 2011 era vereador foi outro que ajudou a liderar as manifestações contra o aumento abusivo do IPTU. Hoje ele é Secretário de Obras e principal homem de confiança do atual Prefeito. Salvador, nada se pronunciou a respeito da redução do valor do imposto, deixando dúvidas a respeito de sua luta contra aquele aumento praticado pelo ex prefeito Dr. Paulinho em 2010.
Veja o vídeo abaixo, onde aparecem Marçal, Ivens e Salvador Franceli incitando o povo a não pagar o IPTU, devido ao aumento abusivo.
O MGA é defensor do povo e gostaria de ver as promessa de campanha cumpridas. Em 201 o povo saiu nas ruas e desaprovou aquela aumento de IPTU. No final de 2012, disse não ao DR. Paulinho como prefeito e o mínimo que se esperava era um esforço para que o valor voltasse a ser o que era antes, apenas com a correção justa. Não se pode aceitar uma manobra enganativa como esta, dizer que o povo vai pagar mais barato em 2014 do que em 2013, sendo que será dado apenas desconto na taxa do lixo. O povo cobrou redução do IPTU ao que era antes e ainda deu o aval ao Senhor Prefeito de aumentar gradativamente, sem abusos, como foi feito em 2012. O povo está de olho aberto!!!
|